Pastoral - "Tenha Esperança" | Rev. Vaney Moura


Em uma entrevista à revista ÉPOCA o falecido sociólogo polonês Zygmunt Bauman deu a seguinte resposta quando perguntado se ele era um pessimista:

“A meu ver, os otimistas acreditam que este mundo é o melhor possível, ao passo que os pessimistas suspeitam que os otimistas possam estar certos... Mue essa classificação binária de atitudes não é exaustiva. Existe uma terceira categoria: pessoas com esperança. Eu me coloco nessa terceira categoria.”

Se há neste mundo um grupo de pessoas que a semelhança de Bauman devem se ver como membros da categoria dos que tem esperança, estes são os crentes no Senhor Jesus pela graça mediante a fé. E isto por algumas razões que encontramos nas Escrituras:

Primeiro, porque Deus é um Deus de esperança disse o apostolo Paulo: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Rm 15:13.

Segundo, porque a esperança é parte essencial da salvação e da fé: “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Rm 8:24.

Terceiro, porque a esperança é uma das principais virtudes cristãs ao lado da fé e do amor: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” 1 Cor 13:13.

Quarto, porque Deus nos fez diversas promessas que exigem fé e esperança para que desfrutemos da paz que ela dá: “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” Hb 10:23

E quinto – uma vida sem esperança é vazia, sem sentido e os que assim vivem são os mais infelizes dos homens: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” 1 Cor 15:19.


Portanto, mantenha-se firme na fé sem perder a esperança. Quando as circunstâncias difíceis surgirem, faça como o profeta Jeremias em lamentações 3:22 “traga à memória o que te traz esperança” e se você é um cristão, Deus e suas promessas são a sua fonte de esperança. Lembre-se também que, se Deus perdoou os seus pecados através da sua justiça (Rm 5:1-3), você pode desfrutar da paz com Ele e que Ele dá.

O Teólogo inglês J. I. Packer refletindo sobre a paz que a esperança cristã traz disse: “Se Deus, o senhor das circunstâncias está em paz com você, pode ter certeza de que de agora em diante Ele vai ordenar todas as circunstâncias pra o seu bem, como Romanos 8:28 explicitamente declara. Então, ainda que as coisas possam parecer difíceis, só por saber que Deus fará com que elas cooperem para o seu bem, você pode viver em paz com elas e em paz apesar delas.”


Rev. Vaney de M. Silva - Vice-Presidente do Sínodo de São Paulo e Pastor da Igreja Presbiteriana Cidade das Artes em Embu das Artes


#SinodoSP #SSP #Pastoral


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo